Falando sobre...

Afinal o que é pH? Qual sua importância nos produtos cosméticos?

09:48

Oi oi meninas (e meninos também!), hoje é domingo, portanto é dia de post mais didático! Hoje vou falar sobre pH. O que é e qual a importância de saber isso ao comprar seus produtos cosméticos! Então vamos lá?
Pra começar, eu acredito que muitas de vocês, ao pegar um produto cosmético na prateleira e ver no rótulo o pH, não se atentam muito ao valor que está ali impresso e às vezes nem sabem da importância disso.
Pois bem, saiba que se você quer ter pele e cabelos bonitos, entender o pH de cada um deles é fundamental para saber como lidar com eles, de acordo com suas necessidades.

O pH, (Potencial Hidrogeniônico ou Potencial Hidrogênio Iônico), é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH varia de 0 a 14, sendo que valores menores que 7 indicam que tal substância é ácida, valores maiores que 7 indicam que a substância é alcalina (básica) e para substância com pH igual a 7 indica que ela é neutra.
O pH de uma substância sempre será medido em meio aquoso, pois a água pura possui pH igual a 7 (neutro) e a partir daí sabe-se diferenciar os valores, seguindo a regra acima.


 O pH da pele

Muitos se enganam, acreditando que o pH da nossa pele é neutro. Na verdade, ele é levemente ácido. Esse potencial tende a proteger nossa pele, e ajuda a combater fungos e bactérias, evitando infecções e alergias. Ele pode variar de acordo com seu tipo de pele (seca, normal ou oleosa), sua idade e região do corpo, mas a regra geral é:

Pele seca: pH ácido 

Sensível, fina e opaca, esse tipo de pele tem poros visíveis, linhas finas e descamam com facilidade. Nesses casos, o índice de pH normalmente é inferior a sete.

Pele normal: pH neutro 

Lisa, macia e com poros pouco visíveis, esse tipo de pele tem pH igual a sete. 

Pele oleosa: pH básico 

Costuma ser áspera, possui brilho intenso, poros dilatados, cravos e espinhas, tem pH superior a sete. 


Principais cuidados 

Para controlar os índices de pH sem prejudicar sua pele, o ideal é o uso de produtos com pH neutro (ou levemente ácido agora que você já sabe!)
Trate o rosto com loções de limpeza, hidratantes e filtros solares específicos para o seu tipo de pele. 
Vale ressaltar que o excesso de cosméticos e de maquiagem também pode afetar o pH da pele, portanto não abuse muito, evitando, assim, possíveis infecções e alergias.

Então por hoje é isso, espero que essas informações tenham sido úteis pra vocês!
Um beijo e até o próximo post! 




Você pode gostar também

4 comentários

  1. Adorei seu post. Super informativo e me ajudou a entender sobre PH de uma forma simples e didática. Ah, e seu blog é lindo <3
    beijos

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaa muito obrigada Rafaella, fico muito feliz em saber que gostou!
      Vou passar no teu blog pra conhecer também flor! <3

      Excluir
  2. Ooi, você foi indicada para responder uma tag, espero que goste!
    http://brunagenero.blogspot.com.br/
    Beijooocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Bruna, muito obrigada por me indicar! Amanhã mesmo já vou responder! *-*
      Um super beijo!

      Excluir

Último Vídeo

Curta a fanpage