Falando sobre...

O que são radicais livres? Como eles contribuem para o envelhecimento cutâneo?

12:21

Oi meus amores! Como vocês estão? Hoje trouxe um assunto que muita gente não sabe a respeito e espero que tenha alguma serventia para vocês! Vim falar sobre radicais livres! O que é, como são formados e os danos que causam a nossa pele. Então se quer saber um pouquinho mais sobre o assunto é só continuar lendo!

O que são os radicais livres?

Bom, para vocês entenderem melhor, é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio, para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Porém, a queima desse oxigênio (processo de oxidação) libera moléculas de radicais livres, que são moléculas instáveis, ou seja, com um número impar de elétrons, e que apresentam um elétron de carga negativa. Este tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva, fazendo com que possa haver reação ou oxidação do nosso organismo. 
O processo citado acima ocorre naturalmente e nosso organismo procura reverter aos poucos essa situação. Porém, fatores externos como exposição solar, poluição, estresse, fumo, etc. contribuem para que ocorra um estresse oxidativo celular, fazendo com que células sadias do nosso corpo sejam danificadas, o que gera diversos danos. Na pele, ocorre a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma das características de uma pele fotoenvelhecida.


Para amenizar esses efeitos, devemos utilizar produtos antioxidantes. Mas afinal, como eles funcionam? A resposta é bem simples. Como já citado anteriormente, para se equilibrar, o radical livre "rouba" elétrons de outras células. Os antioxidantes "doam" um elétron ao radical, neutralizando sua atividade nociva.


Agora abordando a maquiagem, muitas de vocês devem se perguntar: "Porque a maquiagem causa envelhecimento?" ou "Porque devo retirar a maquiagem antes de dormir?"
Bom, durante o sono o organismo exerce ação reparadora e toda desintoxicação acontecerá em maior escala nesse período. A maquiagem, portanto, forma uma “barreira” na pele que prejudica esse processo.
Um outro ponto importante é que existem hormônios que só atingem seu auge de produção durante a noite, como por exemplo o hormônio melatonina, que neutraliza os radicais livres e favorece o rejuvenescimento. Se a pele não estiver limpa ou obstruída, ele não consegue atuar da maneira que deveria.
Além disso, a química da maquiagem ou sua degradação agride a pele causando oxidação e produção de radicais livres, favorecendo o envelhecimento cutâneo.
Aí surge aquele pensamento: "Se passo horas do dia de maquiagem, também posso passar horas da noite, que dá na mesma!". Bem, sinto em informar, mas essa "teoria" está errada, pois tudo que foi explicado acima já deixa bem claro que durante a noite nosso organismo funciona totalmente diferente, então não, não dá na mesma!
Por isso o uso de loções de limpeza e demaquilantes se faz importante. Estes produtos não só servem para remover a maquiagem, mas também para preservar a camada protetora da pele deixá-la macia.


Ainda vale ressaltar que dormir de maquiagem, pode também favorecer o aparecimento de espinhas, cravos, bem como o aumento da oleosidade da pele. Mas isso é assunto para um próximo post, que prepararei em breve.
Bom meninas, por hoje é isso, porque esse post já tá muito grande!
Espero que tenha trazido informações aproveitáveis para vocês e que isso tenha estimulado a vontade de cuidar da pele, hein?
Passar maquiagem? É claaro que sim! Mas vamos deixar nossa pele respirar um pouquinho, ok?
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários! Um hiper beijo e até o próximo post! 




Você pode gostar também

2 comentários

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Monique! Vou dar uma passada no teu blog pra conhecer!
      Mega beijo! <3

      Excluir

Último Vídeo

Curta a fanpage