Falando sobre...

Afinal, o que são linhas de expressão?

08:31

Oi oi, meninas! Tudo certo por aí? O assunto de hoje é linhas de expressão, ou "ruguinhas", como vocês preferirem hahaha! Aqui explico como se formam, o que contribui para agravá-las e prevenções ou tratamentos que podem ser realizados!Quer conferir? Continue lendo o post...


Linhas de expressão: como são formadas?
O envelhecimento da pele pode estar relacionado a fatores genéticos e/ou ambientais. Algumas pessoas tendem a desenvolver linhas de expressão por conta de fatores genéticos. Porém, é importante ressaltar que uma grande parte das alterações ocorridas na pele, são devidos ao estilo de vida levado e não ao envelhecimento fisiológico normal. Cigarro, estresse e exposição aos raios solares são alguns dos principais causadores de rugas.



A pele possui elasticidade devido às fibras colágenas e elásticas. Com o tempo, isso diminui e a sustentação da pele é reduzida, onde surgem as temidas linhas de expressão.

O envelhecimento da pele começa a partir dos 30 anos, pois é quando as fibras colágenas e elásticas são degradadas e produzidas em menor quantidade.
A famosas rugas são classificadas em dois tipos: dinâmicas e estáticas. 
As rugas dinâmicas são as chamadas linhas de expressão, não estando necessariamente ligadas a flacidez de pele. Elas são geradas a partir da contração muscular que acontece nas nossas expressões faciais. Como é causada repetidas vezes dobras na pele com as contrações, isso acaba por deixar uma marca.
As áreas com maior frequência de contração muscular são: região frontal (testa), glabelar (entre as sobrancelhas), sulcos nasogenianos (bigode chinês) e ao redor dos olhos (pés de galinha). Normalmente são nessas áreas que as ruguinhas tendem a aparecer primeiro.
Porém, com o tempo, a pele vai perdendo seu turgor. O nível de hidratação reduz e se perde elasticidade. Nesse ponto, as marcas superficiais causadas pela contratura dos músculos na hora da expressão, acabam se tornando mais profundas e continuam visíveis mesmo sem contração.
Lembrando que as rugas dinâmicas também podem evoluir para as rugas estáticas.
Além desses dois tipos de rugas ou linhas de expressão, ainda existe a ruga causada pela flacidez da pele.

Tratamentos
Os cuidados diários como a limpeza e o uso de hidratantes e protetores solares costumam amenizar o aspecto das rugas estáticas. Peelings, tratamentos à laser, ginástica facial, radiofrequência, etc. são indicados para aumentar a produção de colágeno e melhorar o aspecto da pele.
Quando as linhas são dinâmicas, a pele ainda possui um certo nível de hidratação, pode ser realizado o Botox, pois este gera uma paralização da musculatura.
Nos casos de linhas estáticas, o preenchimento facial com ácido hialurônico preenche as falhas adquiridas ao longo do tempo e melhora a superfície da pele.
Quando as linhas aparecem devido a flacidez tecidual, o caso pode ser resolvido com cirurgias como o lifting facial.



Prevenção
Para a prevenção das linhas, o uso diário de filtro solar, uma alimentação balanceada e o não consumo de cigarro, são fundamentais.
O cigarro causa excesso de radicais livres e alterações nas estruturas do colágeno e da elastina. (Confira o post, onde falei tudo sobre radicais livres, aqui!)

Uma alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais que contenham vitamina C, betacaroteno e licopeno (alimentos antioxidantes) previne o envelhecimento precoce.


Seguindo as dicas de prevenção, a chance de adiar o surgimento das linhas de expressão é bem grande, fazendo com que sua pele tenha sempre uma aparência mais jovem e saudável.




E por hoje é isso, meninas! Espero que o post tenha sido útil para vocês e a partir de agora possam botar em práticas os métodos de prevenção!
Um super beijo, e até o próximo post!  


Você pode gostar também

0 comentários

Último Vídeo

Curta a fanpage