Falando sobre...

Olheiras! O que são? Como amenizá-las?

08:59

Oi oi meninas! Hojé é domingo e dia de quê? Isso mesmo, post didático! Por isso, hoje trouxe pra vocês um tema que muitas ficam desesperadas só de ouvirem falar... as malditas olheiras! Se quer saber mais sobre o assunto, ver o que deve fazer se é vítima do problema e tal, é só continuar lendo!

O que são olheiras?
São um escurecimento ao redor dos olhos, geralmente na pálpebra inferior, que podem ser de causas diferentes como estrutura óssea, acúmulo de melanina ou hemoglobina, retenção de líquidos, etc.



Tipos de olheiras:

Olheiras constitucionais: 
são acastanhadas e aparecem quando o orifício dos olhos é mais profundo, permitindo assim transparecer a sombra da cavidade.
Olheiras melânicas: também são acastanhadas, mas causadas pelo acúmulo de melanina. Geralmente este tipo ocorre em pessoas de pele mais morena.
Olheiras sanguíneas: são arroxeadas e causadas pelo acúmulo de hemoglobina ou produtos de sua degradação.
Olheiras vasculares: são levemente azuladas e causadas pelo excesso de retenção de líquidos, quando a microcirculação da região está comprometida.        

Agora que já sabem os tipos existentes, veja algumas situações que agravam o problema:

Falta de sono
: pode agravar as olheiras por prejudicar a microcirculação da região dos olhos e ocasionar palidez.
Genética: se é por hereditariedade, as olheiras poderão ser amenizadas, mas jamais eliminadas por completo. O que se deve fazer, é tomar cuidado com os fatores que contribuem para agravá-las.
Falta de hidratação: o ressecamento e a fragilização da pele nesta região contribuem, e muito, para o agravamento das olheiras.
Exposição ao sol: a exposição solar pode acentuar a pigmentação ao redor dos olhos.
Perda de colágeno: conforme o tempo vai passando, o organismo tende a sintetizar menos colágeno e a deficiência desta proteína tende a deixar a pele ao redor dos olhos mais fina e frágil, podendo haver acentuação das olheiras.
Cigarro e álcool: por prejudicar a produção de colágeno e a circulação, o álcool e o cigarro contribuem para o problema.
Friccionar os olhos: por ser uma área extremamente fina e sensível, fazer movimentos agressivos na região pode romper vasinhos e causar acúmulo de hemoglobina.
Alergias ou problemas respiratórios: por provocar coceira nos olhos ou dilatar os vasos sanguíneos na área, contribuem para o agravamento do problema.
Ingestão de muito sal: além de provocar a retenção de líquidos, o consumo elevado de sal também prejudica a circulação, fazendo sobressair os pequenos vasos capilares na zona dos olhos.
Anemia de carência de vitaminas: anemia e falta de vitaminas como a vitamina K, vitamina C e as do complexo B, causam palidez.
TPM, alterações hormonais: alterações hormonais podem desequilibrar a produção de melanina, alterar a circulação, causar estresse e retenção de líquidos.
Medicamentos: algumas causam dilatação dos vasos sanguíneos podendo fazer com que a área sob os olhos escureça.


Como perceberam, olheiras não favorecem ninguém, por isso tente experimentar algumas das coisas abaixo para amenizá-las:

Fazer o teste de alergias. Coisas simples como um alimento ou produtos podem causar alergia. Ao descobrir se é o seu caso, basta evitar aquilo a que é alérgico, e assim amenizar seu problema com as olheiras.
Beba muita água. Isso melhora a circulação. Além disso, procure seguir uma alimentação equilibrada. Muitas vezes, as olheiras surgem devido à falta de vitamina K ou antioxidantes. Em alguns casos, essa carência de vitaminas pode ser compensada com um multi-vitamínico.
Compressas frias. Tudo aquilo que esteja frio tem grandes probabilidades de reduzir o aspecto inchado das suas olheiras, isto porque coisas geladas tendem a contrair os vasos capilares, fazendo com que haja um desinchaço natural.    
Cremes e mais cremes anti-olheiras! Procure os produtos que incluem vitamina K e retinol. Experimente alguns, até a hora em que acertar naquele que gera mais resultados no seu caso. Esses cremes também irão hidratar a área que normalmente é mais fina e desidratada,
Maquiagem.  A maquiagem corretora deve ser um tom mais claro do que aquele que habitualmente se aplica, levando sempre em consideração o tom da sua pele. Isso irá suavizar o escurecimento causado pelas olheiras.



Bom, meninas, por hoje é isso! Espero que tenha ficado claro pra vocês e que agora possam utilizar de algumas dicas que foram dadas aqui!
Um beeijoo, e até o próximo post! 




Você pode gostar também

0 comentários

Último Vídeo

Curta a fanpage